Layout do blog

Dr. Victor Portocarrero - Urologista

8 de julho de 2022

Médico especialista em incontinência urinária em Jundiaí

Médico especialista em incontinência urinária em Jundiaí

O médico especialista em incontinência urinária em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero. O urologista oferece atendimento completo por meio de consultas, diagnósticos e tratamentos para o restabelecimento da saúde e da qualidade de vida.

A incontinência urinária é caracterizada pela perda de urina  involuntária. O distúrbio é mais comum em mulheres e pode se manifestar em mulheres a partir dos 5 ou 60 anos de idade. Essa popularidade das doenças em mulheres é atribuída ao fato de que, além da uretra, as mulheres apresentam dois defeitos naturais do assoalho pélvico: hiato vaginal e hiato retal. 


Isso faz com que as estruturas musculares que sustentam os órgãos pélvicos e criam a uretra se contraiam para evitar o vazamento de urina, e nas mulheres os músculos que formam o pequeno anel ao redor da uretra são mais frágeis.


As principais causas de incontinência urinária em homens são disfunção esfincteriana pós-prostatectomia radical (perda de urina após cirurgia para tratamento de câncer de próstata) e bexiga hiperativa (perda de urina devido a contrações involuntárias da bexiga com forte intensidade).

O que causa incontinência urinária?

Há uma variedade de doenças e condições que podem afetar o aparecimento da incontinência urinária. Entre os tipos mais comuns são:



  • Bexiga hiperativa;
  • Prolapso bexiga
  • Bexiga neurogênica;
  • Lesão do esfíncter urinário;
  • Fraqueza da musculatura pélvica, induzida pela gravidez e parto;
  • Doenças neurológicas e psiquiátricas (ex. Parkinson, Demência, Esclerose múltipla.

Diagnóstico de incontinência urinária em Jundiaí

Diagnóstico de incontinência urinária em Jundiaí

O diagnóstico de incontinência urinária em Jundiaí é realizado a partir da inspeção objetiva, que, na grande maioria dos casos, é o suficiente para demonstrar a perda involuntária. 


Alguns sinais e sintomas podem ajudar a identificar o tipo e a causa da incontinência: por exemplo, aumento da frequência de micção, uma vontade repentina de urinar sugere bexiga hiperativa.


Em casos necessários alguns exames para incontinência urinária podem ser necessários.

Tratamento para incontinência urinária em Jundiaí

O tratamento para incontinência urinária em Jundiaí é feito de acordo com a causa do quadro. Os medicamentos mais comuns para tratar os casos de incontinência urinária são 

conhecidos como anticolinérgicos e agonistas beta 3.


Esses medicamentos são projetados para reduzir a frequência e a intensidade das contrações involuntárias da bexiga, produzindo assim um efeito "sedante" nos músculos da bexiga. 


Alguns cuidados dietéticos também são recomendados, como evitar alimentos e substâncias que maximizam os efeitos da doença.



Urologista para incontinência urinária em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o médico urologista para incontinência urinária em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Qual a melhor cirurgia para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A melhor cirurgia para o câncer de próstata varia conforme o estágio da doença e a saúde do paciente. A prostatectomia radical, tradicional ou robótica, é a mais comum.
Fimose em adultos: Importância do tratamento
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tratamento da fimose em adultos é essencial para prevenir infecções, problemas urinários, complicações sexuais e melhorar a qualidade de vida geral.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia robótica de próstata
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A recuperação da cirurgia robótica de próstata varia de 7 a 14 dias, com retorno completo às atividades em 4 a 6 semanas, dependendo do progresso de cada paciente.
Dor nas costas pode ser pedra nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
Sim, dor nas costas pode ser sintoma de pedras nos rins, especialmente quando se movem ou bloqueiam o fluxo urinário.
Quanto tempo após a vasectomia posso voltar a trabalhar?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tempo para voltar ao trabalho após a vasectomia varia de 2 a 7 dias, dependendo da atividade e da recuperação. Para esforço físico, aguarde cerca de 7 dias.
O exame de PSA pode substituir o exame de toque?
Por Dr. Victor Portocarrero 30 de dezembro de 2024
O exame de PSA não substitui o de toque, pois ambos são complementares: o PSA indica níveis elevados, mas o toque revela alterações físicas na próstata.
Quais os benefícios da cirurgia robótica para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
A cirurgia robótica para câncer de próstata oferece maior precisão, recuperação rápida, menor risco de complicações e preservação da qualidade de vida.
É normal sentir dor ao puxar a pele do pênis?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Dor ao puxar a pele do pênis pode indicar fimose, infecções ou inflamações. Consulte um médico para avaliação e tratamento adequado.
Como saber se tenho pedras nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Para saber se tem pedras nos rins, observe dor intensa, alterações na urina e consulte um médico para exames de imagem e laboratoriais específicos.
Qual idade mínima para fazer vasectomia?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
No Brasil, a idade mínima para fazer vasectomia é 25 anos ou após ter dois filhos, conforme a legislação atual.
Mais Posts
Share by: