O estudo urodinâmico é um exame urológico que tem como finalidade medir a capacidade de armazenagem e esvaziamento da bexiga, analisando a sensibilidade do órgão, como o volume máximo de capacidade, elasticidade e a presença de contrações involuntárias na bexiga.
Por meio do estudo urodinâmico, o médico consegue diagnosticar os principais problemas na bexiga que provocam um mal funcionamento no enchimento e esvaziamento da bexiga.
Para um diagnóstico mais preciso, o urologista poderá solicitar o estudo urodinâmico seja complementado por outros tipos de exames como a urofluxometria, um estudo que mensura o grau de dificuldade do paciente em urinar, bem como a velocidade do jato e o volume da micção.
O estudo urodinâmico completo permite a avaliação de condições por meio de procedimentos como:
O exame de estudo urodinâmico é realizado com o paciente deitado em uma maca, enquanto umas sondas são inseridas com o objetivo de analisar o armazenamento e esvaziamento da bexiga.
A sonda é utilizada para avaliar se ainda existe líquido armazenado na bexiga e também a probabilidade de infecções urinárias.
Após esse passo, uma nova etapa consiste na inserção de uma micro sonda no anus, que é responsável pela medição da pressão abdominal .
Durante todo o processo o paciente podera realizar movimentos de contração na barriga ou simular uma tosse. A finalização ocorre quando o paciente percebe que não é mais possível encher a bexiga com soro.
A terceira e última fase do exame equivale ao esvaziamento total da bexiga. A urina precisa ser eliminada com a sonda ainda inserida no paciente.
A duração do exame tem em média 30 minutos e as etapas podem ser repetidas para que o médico possa ter um diagnóstico mais preciso.
O exame de estudo urodinâmico é muito importante e executado com frequência pelos médicos urologistas. Tem como principal objetivo auxiliar o profissional no diagnóstico de modificações na função da bexiga, bem como na análise dos resultados aos tratamentos instituídos.
Esse tipo de exame é indicado para o estudo das mais variadas doenças da bexiga que alteram o padrão normal de armazenamento da urina durante o ato de micção. São eles:
É importante frisar que todo e qualquer exame, ainda que o paciente tenha sintomas explícitos, deve ser recomendado por um médico e realizado dentro de consultórios e laboratórios especializados.
Para agendar uma consulta com o médico que realiza exame estudo urodinâmico em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou
clique aqui!
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.