Dr. Victor Portocarrero - Urologista
O que diz a nova lei de vasectomia 2022?

A nova lei de vasectomia atualizada em 2022 que entrou em vigor em 01/03/2023, diz que podem realizar a vasectomia as pessoas maiores de 21 anos, ou com menos idade que já possuam dois filhos vivos. Não há mais necessidade da autorização do cônjuge, assim como o estado civil não é mais um impedimento.
A nova Lei nº 14.443, que foi sancionada na data de 2 de setembro de 2022, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima necessária para realizar o procedimento de esterilização voluntária em homens e mulheres com capacidade civil plena.
A nova lei acaba com a necessidade de autorização do marido ou da esposa para fazer procedimentos de esterilização. De acordo com o Planejamento Familiar de 1996, a esterilização só poderia ser realizada mediante consentimento expresso do casal. A nova legislação entra em vigor em março de 2023.
Como é feita a vasectomia?

A vasectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na esterilização masculina que desliga o canal deferente, ou seja, o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para a uretra. Esses dutos são cortados para evitar que o espermatozoide seja liberado durante a ejaculação.
O procedimento envolve uma pequena incisão na pele do escroto, o saco que contém os testículos. Os ductos deferentes são então cortados e selados ou ligados com um pequeno clipe ou laço. A incisão é então fechada com pontos ou grampos e a área é coberta com um curativo.
A vasectomia pode ser realizada sob anestesia local ou sedação consciente em um consultório médico ou clínica. Geralmente, o processo leva cerca de 20 a 30 minutos para ser concluído
A vasectomia é considerada um procedimento de baixo risco e a maioria dos homens pode retornar às atividades normais alguns dias após o procedimento. No entanto, é importante lembrar que a vasectomia não previne DSTs e não é uma forma eficaz de controle imediato da natalidade. Pode levar várias semanas ou meses para limpar todos os espermatozóides do sistema, portanto, outros métodos de controle de natalidade devem ser usados durante esse período.
Urologista para vasectomia em Jundiaí
O urologista para vasectomia em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, médico com mais de 25 anos de experiência no cuidado com a saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp
clicando aqui!