Dr. Victor Portocarrero - Urologista
Pedras nos rins, qual médico procurar?

As pedras nos rins, como são popularmente chamados os cálculos renais, são cristais que podem se formar devido a dietas ricas em sódio e baixa ingestão diária de água. O médico que deve ser procurado é o urologista.
As pedras nos rins são formadas pelo acúmulo de minerais e sais presentes na urina.
Levam o nome de cálculo renal. As pedras nos rins ocorrem devido a uma condição chamada de litíase renal. Embora se formem nos rins, as pedras podem viajar para outra parte do trato urinário, os ureteres e a bexiga.
Eles podem ter diferentes composições bioquímicas que os distinguem: cálcio (como oxalato de cálcio ou fosfato de cálcio mais comumente), ácido úrico, estruvita e cistina, entre outros.
Nem sempre é possível determinar a causa do problema, mas existem alguns fatores de risco associados às pedras nos rins que parecem aumentar a probabilidade de sua ocorrência, como:
- Histórico familiar de litíase renal;
- Pouca ingestão de água (e líquidos);
- Dieta pouco saudável (rica em sal, açúcar e proteínas);
- Obesidade;
- Lesões glandulares renais;
- Determinados medicamentos e suplementos.
Quais são os sintomas de pedra no rim?

O sintoma principal de pedras no rins é caracterizado pela cólica renal, uma dor lombar aguda, unilateral e intensa que irradia para a frente do abdômen. Em casos raros, os pacientes não apresentam sintomas ou apresentam pouca dor à medida que o cálculo passa pelo ureter.
No entanto, os cálculos renais podem causar sintomas como:
- Vômitos e náuseas;
- Sangue na urina;
- Pausa ou diminuição do fluxo de urina;
- Micção frequente;
- Queimação ao urinar.
Qual é feito o diagnóstico de pedra no rim?

A partir da anamnese médica onde será avaliado os sintomas, histórico médico do paciente e evidências clínicas (dor intensa e sinais de sangue na urina), as pedras nos rins podem ser diagnosticadas por radiografias abdominais, ultrassonografia ou tomografia .
O diagnóstico é fundamental para avaliar a quantidade de cálculos presentes no rim, grau de complexidade do caso clínico do paciente, levando em consideração sua idade, e indicação adequada do tratamento a ser realizado.
Tratamento para pedra no rim

O tratamento para pedra no rim varia de acordo com a necessidade clínica de cada paciente, que poderá ser realizado com o método conservador ou cirúrgico.
Medicamentos podem ser prescritos para conter o avanço de crescimento e/ou novas aparições de cálculos, além da estimulaçao para expelir. O especialista poderá receitar o uso de analgésicos e anti-inflamatórios fortes para aliviar a dor intensa causada pela cólica renal.
Procedimentos cirúrgicos como a cirurgia endoscópica de rim (ou outra abordagem cirúrgica) pode ser necessária para remover o cálculo renal, isso porque, em casos de maior complexidade o paciente pode ter seu quadro agravado gradativamente.
Urologista para pedras nos rins
Para agendar uma consulta com o médico urologista para pedras no rins que atende na cidade de Jundiaí, Dr. Victor Portocarrero, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou
clique aqui!