Dr. Victor Portocarrero - Urologista
Quais são os sintomas da cólica renal?

Os sintomas da cólica renal são caracterizados pelas fortes dores na região das costas, podendo irradiar para a virilha ou até mesmo outros órgãos do corpo, além de náuseas, vômitos e dores para urinar. O Dr. Victor Portocarrero, possui especialização para o tratamento desse tipo de condição de maneira eficaz e humanizada.
A cólica renal é uma forte dor que acomete a região abdominal, normalmente nos flancos, com irradiação para a região da virilha. Ela é causada por uma obstrução parcial ou total do ureter, que consiste em um tubo muscular que conecta os rins à bexiga.
Este tipo de obstrução acontece pelos cálculos que se formam nos rins ou pela decorrência de coágulos, porém é mais raro.
Na maioria dos casos, a cólica renal vem acompanhada de sintomas como vômitos e náuseas e, algumas vezes, sensação de bexiga cheia ou dores para urinar.
Por esses indícios é difícil diferenciá-la de manifestações clínicas associadas a outras dores abdominais, como intestino, útero e vesícula biliar. Por essa razão, é importante consultar o urologista que trata cólica renal, quando os sintomas surgirem.
Como são os principais sintomas da cólica renal?

Os principais sintomas da cólica renal são:
- Dores fortes na região inferior das costas: essa dor normalmente é descrita como semelhante à dor do parto e causa dificuldades na movimentação do corpo. Pode afetar o inferior das costas, bem como a lateral do corpo;
- Dor aguda que pode irradiar para a área da virilha ou abdômen: nestes casos, a dor pode ser tão intensa que irradia para outras partes do corpo, como a região inguinal e genital. Nos homens a dor pode ser sentida nos testículos e nas mulheres, no órgão sexual;
- Picos de cólicas renais muito intensas: esses picos podem ocorrer e durar cerca de 20 a 60 minutos e normalmente surgem quando existe uma pedra presa ou bloqueada na região do trato urinário;
- Náuseas e vômitos: a cólica renal pode causar náuseas e vômitos, que são sintomas comuns, devido a estimulação do nervo esplâncnico;
- Febre ou calafrios: também podem surgir como sinal de infecção renal, causada pela presença de cálculos.
Além dos sintomas destacados, o paciente com cólica renal pode ter a sensação de bexiga cheia ou incômodos no momento de urinar.
Como é feito o tratamento da cólica renal?

O tratamento para cólica renal é feito inicialmente por meio do controle da dor, com a administração de anti-inflamatórios e analgésicos.
Após esse primeiro passo, deve ser realizada uma investigação mais profunda para a confirmação do diagnóstico e identificação da existência de cálculos, bem como a posição e tamanho deles.
As pedras inferiores a 5 mm, normalmente são eliminadas de maneira espontânea. No entanto, as maiores que 5 mm podem não alcançar a bexiga e por isso há a necessidade de intervenção.
Na maior parte dos casos, a indicação é de remoção dos cálculos por meio de cirurgia endoscópica, que consiste em um procedimento minimamente invasivo que permite o retorno do paciente à rotina de maneira mais rápida.
Quando há dificuldade no controle da cólica renal, como em pacientes grávidas, com rim único ou na presença de sintomas de febre e queda no estado geral, pode ser recomendado a internação de urgência.
Urologista que trata cólica renal
Para agendar uma consulta com o urologista que trata cólica renal, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou
clique aqui!