Além do urologista, o médico nefrologista também cuida da saúde dos rins.
Os rins são dois órgãos localizadas na parte posterior do abdômen que compõem os sistemas de regulação excretora e osmótica. Como parte do sistema de excreção e osmorregulação, eles filtram e excretam produtos residuais do sangue.
Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial, encontramos o hilo composto por ureteres, artérias e veias renais e sangue, linfáticos e nervos.
Uma das funções dos rins é filtrar o sangue para remover substâncias nocivas ao organismo, como amônia, uréia e ácido úrico. Eles também funcionam secretando substâncias que são importantes para a nossa saúde.
As principais doenças renais que podem comprometer a saúde são:
É a inflamação da parte filtrante do rim chamada glomérulo. A nefrite aguda geralmente ocorre devido a infecção bacteriana. No caso da nefrite crônica, a inflamação é mais grave. Um aumento na quantidade de proteína e sangue na urina pode ser notado e um aumento na pressão arterial pode ser notado também.
Infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres e geralmente ocorrem na bexiga. No entanto, em caso de agravamento pode acometer a saúde renal.
As pedras nos rins se formam quando os minerais e outras substâncias se aglomeram e se depositam nos rins. A doença causa dor intensa, necessitando hospitalização.
O bloqueio de cálculos no trato urinário (ureteres, bexiga e uretra) pode dificultar a passagem da urina e causar obstrução. Um sintoma característico desse distúrbio é o volume insuficiente ou baixo de urina e a dor ao urinar. Quando não tratada, pode levar à insuficiência renal.
Esta doença é chamada de câncer de rim. As células sofrem mutações, dividem-se incontrolavelmente e, eventualmente, destroem o tecido do órgão, levando à falha funcional.
A doença é a incapacidade dos rins de filtrar. Portanto, a ureia é retida no corpo. Podendo levar a anemia, pressão alta e outras complicações.
Estas são as principais doenças dos rins, no entanto, existem muitas outras. Para prevenir qualquer infecção dos rins e outros órgãos, recomenda-se atividade física regular e muita ingestão de água.
O tratamento renal em Jundiaí é realizado de acordo com a patologia diagnosticada, podendo haver mudança de hábitos, uso de medicação prescrita e procedimentos cirúrgicos.
O Dr. Victor Portocarrero possui toda expertise profissional e infraestrutura médica necessária para tratar cada paciente com precisão e excelência, para mais saúde e qualidade de vida.
Para agendar uma consulta com o médico urologista para rim em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou clique aqui!
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.