Layout do blog

Dr. Victor Portocarrero - Urologista

8 de julho de 2022

Qual o médico de rins em Jundiaí?

Qual o médico de rins em Jundiaí?

O médico de rins em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, urologista. O especialista é referência no tratamento de condições e patologias que acometem a saúde dos órgãos do trato urinário.

Além do urologista, o médico nefrologista também cuida da saúde dos rins.


Os rins são dois órgãos localizadas na parte posterior do abdômen que compõem os sistemas de regulação excretora e osmótica. Como parte do sistema de excreção e osmorregulação, eles filtram e excretam produtos residuais do sangue.


Macroscopicamente, cada rim possui duas faces, anterior e posterior; duas bordas, medial e lateral; e duas extremidades, superior e inferior. Na borda medial, encontramos o hilo composto por ureteres, artérias e veias renais e sangue, linfáticos e nervos.

Qual a função dos rins?

Uma das funções dos rins é filtrar o sangue para remover substâncias nocivas ao organismo, como amônia, uréia e ácido úrico. Eles também funcionam secretando substâncias que são importantes para a nossa saúde.

Principais doenças renais

Principais doenças renais

As principais doenças renais que podem comprometer a saúde são:

Nefrite

É a inflamação da parte filtrante do rim chamada glomérulo. A nefrite aguda geralmente ocorre devido a infecção bacteriana. No caso da nefrite crônica, a inflamação é mais grave. Um aumento na quantidade de proteína e sangue na urina pode ser notado e um aumento na pressão arterial pode ser notado também.

Infecção do trato urinário

Infecções do trato urinário são mais comuns em mulheres e geralmente ocorrem na bexiga. No entanto, em caso de agravamento pode acometer a saúde renal.

Pedras nos rins

As pedras nos rins se formam quando os minerais e outras substâncias se aglomeram e se depositam nos rins. A doença causa dor intensa, necessitando hospitalização.

Obstrução do trato urinário

O bloqueio de cálculos no trato urinário (ureteres, bexiga e uretra) pode dificultar a passagem da urina e causar obstrução. Um sintoma característico desse distúrbio é o volume insuficiente ou baixo de urina e a dor ao urinar. Quando não tratada, pode levar à insuficiência renal.

Tumor renal maligno

Esta doença é chamada de câncer de rim. As células sofrem mutações, dividem-se incontrolavelmente e, eventualmente, destroem o tecido do órgão, levando à falha funcional.

Insuficiência renal crônica

A doença é a incapacidade dos rins de filtrar. Portanto, a ureia é retida no corpo. Podendo levar a anemia, pressão alta e outras complicações.


Estas são as principais doenças dos rins, no entanto, existem muitas outras. Para prevenir qualquer infecção dos rins e outros órgãos, recomenda-se atividade física regular e muita ingestão de água.

Tratamento renal em Jundiaí

O tratamento renal em Jundiaí é realizado de acordo com a patologia diagnosticada, podendo haver mudança de hábitos, uso de medicação prescrita e procedimentos cirúrgicos.


O Dr. Victor Portocarrero possui toda expertise profissional e infraestrutura médica necessária para tratar cada paciente com precisão e excelência, para mais saúde e qualidade de vida.

Urologista para rim em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o médico urologista para rim em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Qual a melhor cirurgia para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A melhor cirurgia para o câncer de próstata varia conforme o estágio da doença e a saúde do paciente. A prostatectomia radical, tradicional ou robótica, é a mais comum.
Fimose em adultos: Importância do tratamento
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tratamento da fimose em adultos é essencial para prevenir infecções, problemas urinários, complicações sexuais e melhorar a qualidade de vida geral.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia robótica de próstata
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A recuperação da cirurgia robótica de próstata varia de 7 a 14 dias, com retorno completo às atividades em 4 a 6 semanas, dependendo do progresso de cada paciente.
Dor nas costas pode ser pedra nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
Sim, dor nas costas pode ser sintoma de pedras nos rins, especialmente quando se movem ou bloqueiam o fluxo urinário.
Quanto tempo após a vasectomia posso voltar a trabalhar?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tempo para voltar ao trabalho após a vasectomia varia de 2 a 7 dias, dependendo da atividade e da recuperação. Para esforço físico, aguarde cerca de 7 dias.
O exame de PSA pode substituir o exame de toque?
Por Dr. Victor Portocarrero 30 de dezembro de 2024
O exame de PSA não substitui o de toque, pois ambos são complementares: o PSA indica níveis elevados, mas o toque revela alterações físicas na próstata.
Quais os benefícios da cirurgia robótica para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
A cirurgia robótica para câncer de próstata oferece maior precisão, recuperação rápida, menor risco de complicações e preservação da qualidade de vida.
É normal sentir dor ao puxar a pele do pênis?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Dor ao puxar a pele do pênis pode indicar fimose, infecções ou inflamações. Consulte um médico para avaliação e tratamento adequado.
Como saber se tenho pedras nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Para saber se tem pedras nos rins, observe dor intensa, alterações na urina e consulte um médico para exames de imagem e laboratoriais específicos.
Qual idade mínima para fazer vasectomia?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
No Brasil, a idade mínima para fazer vasectomia é 25 anos ou após ter dois filhos, conforme a legislação atual.
Mais Posts
Share by: