Dr. Victor Portocarrero - Urologista

7 de dezembro de 2022

Quando se deve tomar a vacina de HPV?

vacina de HPV

Devem tomar a vacina do HPV  meninos e meninas de 9 a 14 anos no esquema de duas doses (inclusive no caso de já ter 14 anos no momento da primeira dose) e pessoas imunossuprimidas, como pacientes com HIV/aids, em tratamento oncológico e transplantados, mulheres até os 45 e homens até os 26, nesse caso, o esquema é de três doses.

A vacina contra o HPV protege contra doenças causadas pelo vírus Papilomavírus Humano, como verrugas genitais, lesões pré-cancerosas e câncer de colo do útero, vulva, vagina ou ânus. Esta vacina é administrada como uma injeção e também é oferecida pelo Sistema Único de Saúde - SUS.


O HPV (papilomavírus humano) é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 100 tipos de vírus, e estima-se que 50% da população sexualmente ativa tenha sido infectada por algum tipo de HPV. 


Embora a camisinha seja boa para prevenir a maioria das DSTs, como a AIDS, a transmissão pode ocorrer mesmo durante o uso, pois o parceiro pode ter verrugas na parte externa dos órgãos genitais e áreas com pêlos. No entanto, esse fato não exclui a necessidade do uso de preservativos, pois a exposição ao HPV e outras ISTs é mais provável sem ele.

Como funciona a aplicação da vacina de HPV?

aplicação da vacina de HPV

 A aplicação da vacina de HPV funciona a partir do esquema de vacinação de duas a três doses. 



  • Crianças de 9 a 14 anos devem ser vacinados com duas doses;
  • Para adolescentes com idade de 15 anos não imunizados anteriormente, o esquema é de três doses (0 - 1 a 2 - 6 meses);
  • Mulheres com até os 45 anos e homens até os 26 imunossuprimidos, em tratamento oncológico ou transplantados, também devem ser vacinados. Neste caso, o esquema é de três doses.

Para quem é contra indicada a vacina de HPV?

Para quem é contra indicada a vacina de HPV

A vacina de HPV é contra indicada para pacientes:



  • Menores de 9 anos de idade; 
  • Pacientes que tenham apresentado reação grave com dose anterior dessa vacina; 
  • Gestantes; 
  • Doença febril aguda.


Vale ressaltar que cada indivíduo possui condições e patologias únicas, por isso, a avaliação médica é fundamental antes da aplicação. Converse sempre com o seu médico sobre a saúde.

Urologista em Jundiaí

O Dr. Victor Portocarrero é o médico urologista em Jundiaí que oferece atendimento completo para cuidar da saúde íntima masculina. Para agendar uma consulta e tirar mais dúvidas sobre o assunto, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
O que causa a balanopostite
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
A principal causa da balanopostite é a higiene inadequada do pênis, mas também pode ser provocada por infecções, alergias ou doenças dermatológicas.
O que é cancro mole e quais os sintomas
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
Cancro mole é uma IST bacteriana que causa feridas dolorosas nos órgãos genitais, sendo transmissível por relações sexuais sem preservativo.
Quando a fimose é preocupante
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
A fimose é preocupante quando impede a exposição da glande, causa dor, infecções recorrentes, dificuldades na micção ou durante relações sexuais.
O que é o procedimento litotripsia
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
A litotripsia é um procedimento médico que fragmenta cálculos urinários para facilitar sua eliminação sem necessidade de cirurgia invasiva.
O que a testosterona baixa pode causar
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
A testosterona baixa pode causar cansaço, perda de massa muscular, disfunção erétil, alterações de humor e diminuição da libido.
Qual o melhor medicamento para reposição hormonal masculina
Por Dr. Victor 8 de abril de 2025
A reposição hormonal masculina geralmente é feita com testosterona, e o melhor medicamento depende do tipo de deficiência, idade e objetivo do paciente.
A dapoxetina é vendida apenas com receita médica
Por Dr. Victor 12 de março de 2025
Sim, a dapoxetina é vendida apenas com receita médica, pois seu uso requer acompanhamento profissional para garantir segurança e eficácia.
Como escolher o melhor tratamento para ejaculação precoce
Por Dr. Victor Portocarrero 12 de março de 2025
Para escolher o melhor tratamento para ejaculação precoce, é essencial consultar um urologista e avaliar as causas e opções disponíveis.
O herpes genital tem cura
Por Dr. Victor Portocarrero 12 de março de 2025
O herpes genital não tem cura, mas os tratamentos disponíveis ajudam a controlar os sintomas e reduzir a transmissão do vírus.
A dapoxetina melhora o desempenho sexual
Por Dr. Victor Portocarrero 12 de março de 2025
A dapoxetina melhora o desempenho sexual ao tratar a ejaculação precoce, aumentando o controle sobre a ejaculação.
Mais Posts