Layout do blog

Dr. Victor Portocarrero - Urologista

25 de maio de 2022

Cirurgia para pedras nos rins em Jundiaí

Cirurgia para pedras nos rins em Jundiaí

A cirurgia para pedras nos rins, em Jundiaí, é realizada pelo Dr. Victor Portocarrero, que após constatar a necessidade, recomenda o procedimento cirúrgico ao paciente.

Juntamente com médicos especializados, a clínica de urologia em Jundiaí do Dr. Victor Portocarrero, atende a todas as condições necessárias para avaliaçao e indicaçao da cirurgia para pedras nos rins. 

 

Acolhimento, ambiente seguro e equipamentos de alta tecnologia é o que o paciente encontra para uma melhor experiência. 

Quando a cirurgia para a retirada das pedras nos rins é necessária?

A cirurgia para pedra nos rins é recomendada quando o cálculo renal alcança um dimensão  impossível de ser eliminada por meio da urina com a ajuda de medicamentos. 


A internação, na maioria das vezes, é rápida tanto quanto a recuperação do paciente, que se dá normalmente em apenas um dia. 


No entanto, caso o quadro clínico esteja muito avançado, isto é, se as pedras estiverem em um tamanho muito exagerado, o procedimento pode se tornar um pouco mais complexo e demorado, incluindo o tempo de recuperação que pode ser maior.

Tipos de cirurgias para pedras nos rins

Os tipos de procedimentos realizadas para pedras nos rins, dependem do tamanho do cálculo renal, porém, são mais comuns:


  • Cirurgia a laser: também conhecida como ureterolitotripsia, elimina pedras menores que 20 mm, por meio da inserção de um tubo pequeno com laser, que vai de encontro ao rim, e através de sua luz, quebra os cálculos em pedaços, extraindo-os na própria urina;
  • Cirurgia com ondas de choque: igualmente chamada de Nefrolitotripsia extracorpórea, é utilizada para cálculos renais entre 5 e 15 mm. Por intermédio de um aparelho que efetua ondas de choque, destrói-se as pedras, e as elimina pela urina.   
  • Cirurgia percutânea: a Nefrolitotripsia percutânea, como também é conhecida, é usada para pedras maiores que 20 mm. É realizada por meio de um estreito corte lombar, no qual é colocado uma agulha que alcança o rim, permitindo a inserção de um aparelho chamado nefroscópio que faz a remoção das pedras. 

Quais são os riscos da cirurgia de pedra nos rins?

Apesar de necessária, em alguns casos, como qualquer cirurgia é fundamental que se tenha certos cuidados após a sua realização. É sempre bom estar atento aos sintomas como:


  • Sangramentos e dificuldades para urinar;
  • Febre acima de 38 graus;
  • Dores intensas ou cólicas renais.


A partir do momento que o paciente apresentar um ou mais sintomas acima, tem que ir imediatamente ao médico. 


Por esse motivo, o procedimento cirúrgico para pedras nos rins em Jundiaí é feita pelo Dr. Victor Portocarrero, que acompanhará de perto desde o diagnóstico até o pós cirúrgico, com exames como ultrassonografia ou tomografia a fim de evitar qualquer complicação. 

Consulta com o médico para cirurgia de rim em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o médico para cirurgia de rim em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Qual a melhor cirurgia para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A melhor cirurgia para o câncer de próstata varia conforme o estágio da doença e a saúde do paciente. A prostatectomia radical, tradicional ou robótica, é a mais comum.
Fimose em adultos: Importância do tratamento
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tratamento da fimose em adultos é essencial para prevenir infecções, problemas urinários, complicações sexuais e melhorar a qualidade de vida geral.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia robótica de próstata
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A recuperação da cirurgia robótica de próstata varia de 7 a 14 dias, com retorno completo às atividades em 4 a 6 semanas, dependendo do progresso de cada paciente.
Dor nas costas pode ser pedra nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
Sim, dor nas costas pode ser sintoma de pedras nos rins, especialmente quando se movem ou bloqueiam o fluxo urinário.
Quanto tempo após a vasectomia posso voltar a trabalhar?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tempo para voltar ao trabalho após a vasectomia varia de 2 a 7 dias, dependendo da atividade e da recuperação. Para esforço físico, aguarde cerca de 7 dias.
O exame de PSA pode substituir o exame de toque?
Por Dr. Victor Portocarrero 30 de dezembro de 2024
O exame de PSA não substitui o de toque, pois ambos são complementares: o PSA indica níveis elevados, mas o toque revela alterações físicas na próstata.
Quais os benefícios da cirurgia robótica para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
A cirurgia robótica para câncer de próstata oferece maior precisão, recuperação rápida, menor risco de complicações e preservação da qualidade de vida.
É normal sentir dor ao puxar a pele do pênis?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Dor ao puxar a pele do pênis pode indicar fimose, infecções ou inflamações. Consulte um médico para avaliação e tratamento adequado.
Como saber se tenho pedras nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Para saber se tem pedras nos rins, observe dor intensa, alterações na urina e consulte um médico para exames de imagem e laboratoriais específicos.
Qual idade mínima para fazer vasectomia?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
No Brasil, a idade mínima para fazer vasectomia é 25 anos ou após ter dois filhos, conforme a legislação atual.
Mais Posts
Share by: