Layout do blog

Dr. Victor Portocarrero - Urologista

25 de maio de 2022

Urologista para tratar câncer de próstata em Jundiaí

Urologista para tratar câncer de próstata em Jundiaí

O urologista para tratar câncer de próstata em Jundiaí é o Dr. Victor Portocarrero, que após realizar o diagnóstico apresenta a melhor maneira de tratar a condição, sempre preservando e cuidando da saúde do paciente.

O câncer de próstata é uma doença que acomete os homens de 50 anos ou mais e por ser silenciosa, na maioria dos casos, o diagnóstico tende a vir bem tarde. No entanto, caso seja diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer dispõe de possibilidades muito grandes de cura. 


É por meio de exames preventivos que o homem pode descobrir a doença ainda no começo e sendo assim, já pode iniciar o tratamento. 


O câncer de próstata surge a partir do momento em que as células da próstata - glândula que integra o sistema reprodutor masculino -  se ampliam de maneira incomum e desenvolvem um tumor. 


Através de exames preventivos, é possível obter um reconhecimento antecipado e ser tratado com procedimentos menos invasivos. 

Sintomas do câncer de próstata

Esse tipo tumor se amplia muito devagar e geralmente leva anos para chegar a 1 cm, e a maioria dos homens podem não desenvolver nenhum tipo de sintoma até que se alcance um estágio mais avançado, porém, em alguns casos, pode-se notar:


  • Dificuldade ao urinar;
  • Sensação de bexiga cheia diariamente;
  • Disfunção erétil;
  • Sangue no sêmen ou na urina;
  • Vontade de urinar constantemente;
  • Dores no corpo, principalmente no quadril, costas e coxas.

Diagnóstico do câncer de próstata

O diagnóstico do câncer de próstata, pode ser feito precocemente, por intermédio do exame de toque retal, e antes mesmo de existir qualquer sintoma. 


Ainda que não existam indícios, é fundamental que o homem se consulte regularmente com o urologista e faça exames de rotina para descartar qualquer possibilidade. 


Outros exames também podem detectar a presença do tumor, são eles:


  • Exame de PSA: um exame de sangue, responsável por medir a quantidade de antígeno prostático. Caso o nível esteja exacerbado, pode levantar a hipótese da doença;
  • Biópsia: uma amostragem da próstata é recolhida para análise, e por meio dela é possível constatar a presença do tumor. 

Como é feito o tratamento para câncer de próstata?

O tipo de tratamento depende do diagnóstico, da fase em que a doença se encontra e do estado de saúde do paciente. Eles podem variar também de acordo com a idade, tamanho da próstata, entre outros fatores. Os mais comuns podem ser:


  • Observação vigilante: este tratamento só é recomendado para casos de tumores menos agressivos. Consiste em acompanhamento do paciente, para saber se a doença avançará;
  • Radioterapia: por intermédio de um aparelho de radioterapia, a radiação é usada para o combate às células cancerígenas; 
  • Terapia hormonal: é recomendada para controlar a testosterona que instiga o progresso do tumor. Ela pode ser feita através de injeções ou comprimidos. 
  • Quimioterapia: é feita a partir do momento em que o câncer da próstata está em metástase e outros tratamentos já não funcionam. É realizada por meio de medicamentos que desfazem as células cancerígenas. 


Outro tratamento comum é a CIRURGIA que é indicada para a retirada do tumor que está dentro da glândula. A realização deste procedimento pode ser menos invasiva, e o urologista pode tratar do câncer de próstata em Jundiaí para auxiliar na melhor escolha. 

Consulta com o médico urologista em Jundiaí

Para agendar uma consulta com o médico urologista em Jundiaí, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909  ou clique aqui!

COMPARTILHE O POST

FALE COM O DOUTOR
Qual a melhor cirurgia para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A melhor cirurgia para o câncer de próstata varia conforme o estágio da doença e a saúde do paciente. A prostatectomia radical, tradicional ou robótica, é a mais comum.
Fimose em adultos: Importância do tratamento
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tratamento da fimose em adultos é essencial para prevenir infecções, problemas urinários, complicações sexuais e melhorar a qualidade de vida geral.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia robótica de próstata
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
A recuperação da cirurgia robótica de próstata varia de 7 a 14 dias, com retorno completo às atividades em 4 a 6 semanas, dependendo do progresso de cada paciente.
Dor nas costas pode ser pedra nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
Sim, dor nas costas pode ser sintoma de pedras nos rins, especialmente quando se movem ou bloqueiam o fluxo urinário.
Quanto tempo após a vasectomia posso voltar a trabalhar?
Por Dr. Victor Portocarrero 2 de janeiro de 2025
O tempo para voltar ao trabalho após a vasectomia varia de 2 a 7 dias, dependendo da atividade e da recuperação. Para esforço físico, aguarde cerca de 7 dias.
O exame de PSA pode substituir o exame de toque?
Por Dr. Victor Portocarrero 30 de dezembro de 2024
O exame de PSA não substitui o de toque, pois ambos são complementares: o PSA indica níveis elevados, mas o toque revela alterações físicas na próstata.
Quais os benefícios da cirurgia robótica para câncer de próstata?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
A cirurgia robótica para câncer de próstata oferece maior precisão, recuperação rápida, menor risco de complicações e preservação da qualidade de vida.
É normal sentir dor ao puxar a pele do pênis?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Dor ao puxar a pele do pênis pode indicar fimose, infecções ou inflamações. Consulte um médico para avaliação e tratamento adequado.
Como saber se tenho pedras nos rins?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
Para saber se tem pedras nos rins, observe dor intensa, alterações na urina e consulte um médico para exames de imagem e laboratoriais específicos.
Qual idade mínima para fazer vasectomia?
Por Dr. Victor Portocarrero 10 de dezembro de 2024
No Brasil, a idade mínima para fazer vasectomia é 25 anos ou após ter dois filhos, conforme a legislação atual.
Mais Posts
Share by: