A infertilidade masculina consiste na incapacidade do homem em produzir espermatozoides de forma suficiente para que eles possam fecundar o óvulo e resultar em uma gravidez.
Muitas vezes a capacidade reprodutiva do homem é influenciada por maus hábitos de vida, como ingestão de bebidas alcoólicas, uso de drogas ilícitas, consumo de refeições não saudáveis, provocando a diminuição da produção e qualidade dos espermatozoides.
Para a resolução deste problema é necessário buscar ajuda de um profissional, que neste caso pode ser o andrologista ou o urologista.
O andrologista cuida da saúde sexual e reprodutiva do homem, enquanto o urologista é especializado no tratamento do sistema urinário, tanto de homens quanto de mulheres. No entanto, os dois são aptos para esse tipo de tratamento.
As principais causas da infertilidade masculina normalmente estão associadas a problemas de saúde, como a varicocele, responsável pela maioria dos casos. No entanto, outras são:
Para diagnosticar a infertilidade masculina é necessária a realização do exame de espermograma, responsável pela avaliação do sêmen. Nesta análise são observadas as características, concentração e morfologia dos espermatozoides.
Além do espermograma, o médico pode solicitar outros exames com a finalidade de indicar o motivo da infertilidade, como dosagem de testosterona, outros exames hormonais , ultrasom de bolsa escrotal com doppler , etc.
Os tratamentos para a infertilidade masculina são numerosos, e dependem da causa do problema. Algumas patologias podem ser tratadas com ajustes hormonais, já em outros casos, é indicado intervenção cirúrgica.
Algumas mudanças no cotidiano também podem ajudar na qualidade dos espermatozoides, como evitar o consumo excessivo de álcool, bem como evitar o uso de anabolizantes , cigarro , etc.
Embora existam muitas causas possíveis para a infertilidade masculina, os tratamentos também são inúmeros como medicamentos, procedimentos hormonais e até mesmo cirurgias.
Para agendar uma consulta com o urologista que trata infertilidade masculina, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 94508-6909 ou
clique aqui!
Site em primeiro lugar do Google desenvolvido pela Agência Médico, empresa do Grupo KOP com aplicação e consultoria de SEO.